Expresso Cultural

últimas notícias

5 grandes adaptações para o cinema de Stephen King – Parte II

Postado por: Stephany Guebur 0 Categoria: Cinema & TVLiteratura

collage

Stephen King é conhecido por muitos por seus grandes livros de horror fantástico e ficção. Sucesso mundial, suas obras foram publicadas em mais de 40 países e já venderam mais de 350 milhões de cópias. Além disso, muitos deles já ganharam adaptações para a televisão e para o cinema, tornando-se igualmente reconhecidos pelo público e pela crítica. Para o cinema, já foram adaptadas 56 de suas obras – contando com remakes e sequências – e para a televisão, em formato de série ou minissérie, foram 24 adaptações. A primeira parte da lista você pode encontrar clicando aqui. Devido ao sucesso da primeira lista, separamos mais 10 adaptações de livros e contos do autor que você não pode perder! Confira:

Carrie: A Estranha (1976)

Este filme é baseado no primeiro livro publicado de Stephen King, porém não o primeiro livro escrito pelo autor. A obra já foi adaptada para o cinema três vezes, sendo a primeira em 1976, dirigida por Brian de Palma e estrelada por Sissy Spacek. A segunda foi em 2002, dirigida por David Carson e estrelada por Angela Bettis – exibido pela NBC, e a última em 2013, dirigida por Kimberly Peirce e com a atriz Cloe Moretz. Em 1999, também veio a sequência “The Rage: Carrie 2”. A história, baseada no livro, fala sobre Carrie White, uma adolescente que mora quase em total isolamento com sua mãe, Margareth. Até que certo dia, durante o banho, ela acha que está morrendo devido à sua primeira menstruação, e os colegas começam a menosprezá-la. Quando a professora Sue Snell descobre o que aconteceu, ela fica indignada pela falta de informação. Até que uma das meninas que zombou dela pede para que seu namorado Tommy convide Carrie para o baile do colégio, mas quando Chris Hargenson foi proibida de ir ao baile, ela monta uma armadilha para ridicularizar Carrie em público. Chris e seu namorado Billy jogam sangue de porco quando ela é anunciada como rainha do baile, e logo depois descobrem os poderes paranormais de Carrie e não sabem a capacidade de vingança que ela possui quando está com ódio. O filme de 1976 recebeu duas indicações ao Oscar e três para o Globo de Ouro.

O Nevoeiro (2007)

Quando uma violenta tempestade devasta a cidade de Maine, David Drayton e seu filho Billy decidem ir ao supermercado com o intuito de fazer uma compra para sobreviver, antes de todos os alimentos se esgotarem. De repente, um estranho nevoeiro toma conta da cidade rapidamente e faz com que os dois e mais outros habitantes da cidade – pessoas bem diferentes entre si, como um forasteiro e uma fanática religiosa – fiquem presos dentro do supermercado. David logo descobre que junto com o nevoeiro existe algo sobrenatural e se saírem dali podem morrer. Enquanto isso, eles tentam resolver o mistério, o caos é instalado e as pessoas que ali estão presas podem se tornar tão perigosas e ameaçadoras quanto às criaturas que estão do lado de fora. O filme foi adaptado de um livro homônimo.

It: Uma Obra-Prima do Medo (1990)

Primeiramente, a obra foi adaptada para um telefilme, divido em dois episódios, e depois foi adaptado também para os cinemas. Após 30 anos, a cidade pacata de Derry volta a ser assombrada por um ser conhecido como “A Coisa”. As suas vítimas eram crianças, sendo que na maioria das vezes ele se apresentava como o palhaço do Pennywise – uma criatura sobrenatural que muda de forma e se alimenta de medos e fobias. Agora, chegou a vez do palhaço assustar Michael Hanlon, um bibliotecário e o único de um grupo de sete amigos que continuou morando na cidade. Quando ele sente que “A Coisa” voltou, ele liga para os amigos, pois quando crianças juraram combatê-la caso reaparecesse. Mas é este juramento que pode custar à vida dos amigos. A obra It é uma das mais conhecidas do autor e também inspirada em um caso verídico de um homem que se fantasiava de palhaço para assassinar crianças. Conhecido como John Wayne Gacy (1942-1994), foi acusado de matar pelo menos 29 garotos e condenado a 21 prisões perpétuas e 12 penas de morte. A minissérie levou o Emmy de Melhor Trilha Sonora e foi indicado também para Melhor Edição – Especial/Minissérie.

O Apanhador de Sonhos (2003)

Quando quatro amigos salvam Douglas “Duddits” Cavell, portador da síndrome de Down, de vândalos adolescentes, acabam fazendo amizade com ele. Após isso, os quatro garotos ganham poderes de ligação telepática. Anos após esse acontecimento, durante um acampamento na floresta, eles ficam presos em uma violenta e repentina nevasca. É quando descobrem que uma força alienígena está prestes a tomar o controle da mente na cidade onde moram. O Apanhador de Sonhos é um objeto típico da cultura indígena norte-americana que serve para bloquear e aprisionar os pesadelos. Uma curiosidade é que o filme foi mal recebido pelos críticos e também não foi bem de bilheteria, arrecadou apenas metade do seu custo de produção. O filme conta com um elenco de peso e têm nomes como: Morgan Freeman, Donnie Wahlberg, Tom Sizemore, Damian Lewis, Jason Lee e outros.

A Colheita Maldita (1984)

Quando a colheita de milho não vai nada bem para Getlin, ao leste de Nebrasca, as pessoas fazem orações e tentam garantir uma boa safra. É quando um misterioso menino chamado Isaac Chroner surge e leva as crianças para um milharal com o intuito de explicar a elas sobre as profecias do demônio dos milharais, chamado “Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras”. Alguns anos depois, um jovem casal presencia um assassinato horrível em uma estrada e parte para a cidade de Gatlin para avisar as autoridades locais. Mas este local está abandonado e os dois logo são aprisionados por um grupo de crianças, comandadas por Isaac. O menino controla misteriosamente todas as crianças da região e também conseguiu convencê-las a cometerem assassinatos contra todos os adultos para um ritual maldito. Na verdade, os sacrifícios são necessários porque o sangue é utilizado para adubar a colheita sagrada. Agora, o casal só tem que lutar e fugir do mesmo destino dos outros adultos. O filme foi um sucesso em bilheterias e conta com nove sequências, sendo o oitavo filme um remake para a televisão. Ganhou no ano de 1984 o prêmio de Melhor Filme de Fantasia no Festival Internacional de Filmes de Fantasia de Bruxelas.

Bônus: Lembranças de Um Verão (2001)

Quando o melhor amigo de Robert Garfield morre ele retorna à sua cidade natal e começa a relembrar o passado. Robert, também conhecido como Bobby, recorda a época em que tinha 11 anos, quando conheceu um senhor misterioso conhecido como Ted Brautigan. Com amizade e atenção de Ted, Bobby aprende a ter outra visão do seu falecido pai e também das possibilidades que a vida lhe oferecia na época. O filme conta com grandes nomes como Anthony Hopkins, Anton Yelchin, entre outros. O filme é baseado no livro homônimo de Stephen King e conta com duas noveletas e três contos, todos interligados por personagens ou eventos das histórias.

Stephany Guebur

Recém-formada em jornalismo, ama cultura de uma maneira geral. Acredita que tudo na cultura tem um porquê e deve ser passado através de gerações. Vive nas nuvens e um de seus sonhos é ser comissária.