Expresso Cultural

últimas notícias

Cinco livros para ler nas férias de verão

Postado por: Camila Tebet 0 Categoria: Literatura

As férias de verão estão aí e nada melhor do que começar o ano lendo muito, não é mesmo? Separamos algumas indicações de livros leves e descontraídos que combinam com a época. Por isso, antes de ir para a praia, não esquece de pegar uma dessas opções e colocar junto na mala! Ah, e se você não for viajar, tenha certeza de que eles irão te transportar para outros universos e que a jornada será bem divertida. Confira:

verao

Forrest Gump, de Winston Groom

Talvez você não saiba, mas o filme “Forrest Gump”, estrelado por Tom Hanks e vencedor de 6 Oscar, incluindo a categoria de Melhor Filme, foi baseado na obra literária de Winston Groom. Em 2016, a editora Aleph lançou uma edição comemorativa de 30 anos do livro. Tanto o filme quanto o livro são muito bons, mas possuem muitas diferenças, o que levou o autor a não gostar da adaptação. Enquanto no filme Forrest Gump é inocente e de extrema pureza, no livro ele possui outras dimensões, além de ser por vezes irônico e criticar importantes instituições dos EUA. Se você ainda não conhece a história, dê uma chance ao livro e embarque nessa divertida viagem com Forrest, que já foi jogador de futebol americano, astronauta, criador de camarão, soldado, ator, entre tantas outras coisas. A forma como o protagonista encara a vida é muito peculiar e com certeza trará muitas reflexões! Além disso, a edição da Aleph está lindíssima, com ilustrações de Rafael Coutinho.

 

As sete irmãs, de Lucinda Riley

Se você procura uma série de livros bem envolvente, com fundo histórico, conheça As sete irmãs, da Lucinda Riley! Até agora, foram lançados os três primeiros no Brasil. Cada livro conta a história de uma irmã D’Apliése. Elas foram adotadas quando pequenas por Pa Salt, um misterioso navegador. Maia, Ally, Star, CeCe, Tiggy e Electra vieram de lugares diferentes e receberam estes nomes em homenagem a uma constelação composta por sete estrelas. A última irmã, dizia o pai, nunca foi encontrada. Os livros misturam passado e presente e revelam as buscas de cada uma por suas origens. O primeiro livro conta a história de Maia, que viaja para o Rio de Janeiro em busca de sua família biológica. Os livros de Lucinda Riley trazem personagens cativantes e amarrações surpreendentes. As histórias se entrelaçam aos poucos e são sempre emocionantes. Se você gosta de um bom romance, não irá se arrepender!

 

Anexos, de Rainbow Rowell

Anexos é um livro divertido, com um bom romance de pano de fundo e contado a partir de recursos como e-mails, o que torna a leitura bastante dinâmica, rápida e envolvente. O livro conta a história de Lincoln O’Neill, que está bem desapontado com o seu trabalho. Sua função é basicamente a de ler o e-mail das outras pessoas da empresa, para verificar se não estão falando coisas impróprias. Isso não é nada do que ele tinha imaginado quando se candidatou a segurança da internet. Cada vez mais decepcionado, ele começa a se distrair e a ficar cada vez mais curioso com os e-mails trocados por Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder. Mesmo que ele não as conheça pessoalmente, acaba cativado pelas suas histórias e intrigado por Beth, que parece ser uma pessoa incrível. Aos poucos, ele percebe que está muito envolvido e deve descobrir como sair dessa situação.

 

Aconteceu naquele verão, organizado por Stephanie Perkins

Nada melhor do que histórias leves e descontraídas para ler nas férias de verão! No dia 23 de janeiro de 2017, a Intrínseca lança Aconteceu naquele verão, que reúne doze histórias de amor que se passam nessa estação do ano. Os contos foram escritos por autores como Veronica Roth, Jennifer E. Smith, Cassandra Clare, Stephanie Perkins, Lev Grossman, entre outros. Parques de diversão, montanhas, lagos secretos, shows de rock, colônias de férias e outras dimensões são alguns dos cenários das histórias.

 

E não sobrou nenhum, de Agatha Christie

Se você quer fugir dos romances e for mais do tipo que não dispensa um bom mistério, Agatha Christie não decepciona. E não sobrou nenhum é uma de suas histórias mais famosas. No livro, dez pessoas que não se conhecem recebem um convite para passar um fim de semana na remota Ilha do Soldado. Na primeira noite, elas ouvem uma voz acusando cada uma de um crime oculto cometido no passado. E então, mortes inexplicáveis passam a acontecer e a coincidir com um poema infantil encontrado na casa. O livro é cercado de mistério e bastante imprevisível. A obra foi feita para ser devorada pelo leitor, já que prende a atenção do início ao fim!

Camila Tebet

Jornalista, é apaixonada por cultura em todas as suas vertentes. Acredita no poder de transformação social e intelectual que as artes possuem e tenta, mesmo que aos poucos, democratizá-la.