Expresso Cultural

últimas notícias

Crítica: Florence – Quem é essa mulher?

Postado por: Camila Tebet 0 Categoria: Cinema & TVOscar 2017

florence3Alguns podem até achar Meryl Streep superestimada, mas sua 20ª indicação ao Oscar, premiação mais importante do cinema, prova o contrário. Como sempre, ela está primorosa em cena e em Florence – Quem é essa mulher?, dirigido por Stephen Frears, traz todo seu carisma para contar a história real de Florence Foster Jenkins, considerada a pior cantora do mundo.

Florence nasceu em 1868 e tornou-se herdeira de uma grande fortuna. Apaixonada por música e pelas artes, ela adorava cantar e seu sonho era ser uma cantora de ópera e se apresentar para uma grande multidão. Entretanto, suas aptidões artísticas não eram tão boas assim e enquanto julgava encantar os ouvintes, desafinava a cada nota.

O filme traz um recorte dos últimos meses de Florence, durante os preparativos para sua grande apresentação em público, no Carnegie Hall. Ela decide que precisa retornar aos palcos e, para isso, conta com o apoio do pianista McMoon (Simon Helberg, de The Big Bang Theory) e de marido St. Clair (Hugh Grant), com quem mantém uma relação de extremo companheirismo e cumplicidade. Enquanto Florence segue tendo aulas e insiste na ideia de se apresentar, é St Clair quem tenta manter a farsa e protegê-la de todas as pessoas que podem rir dela, torná-la motivo de chacota.

florence1

Apesar de Florence ser uma personagem um tanto quanto caricata e protagonizar diversos momentos divertidos no filme, aos poucos o espectador é envolto em seu carisma e conhece seu lado bondoso, ingênuo e completamente apaixonado pela música. Meryl traz uma forte e comovente atuação, sobre uma pessoa genuinamente apaixonada pelas artes. Hugh Grant também está muito bem no filme, comprovando que, apesar de mais afastado do cinema, traz grandes contribuições para a sétima arte, e Simon Helberg também não fica para trás, sendo uma grande representação de quem está assistindo ao filme, que de início se espanta, mas aos poucos se encanta por Florence.

Ambientado nos anos 1940, o longa reconstrói a época, com figurinos, fotografia e direção artística de destaque. Cercado por uma visão intimista, Florence – Quem é essa mulher?, conta a história de uma mulher pouco conhecida e mostra o quanto sua vida e paixão foram significativas. É um questionamento sobre talento, sobre o que motiva uma pessoa a entrar no mundo artístico, além do julgamento feito pelos espectadores e pela crítica.

Definido como drama, o filme traz algumas cenas hilárias, tendo o bom humor como uma de suas marcas. O grande desafio é tornar a pessoa caricata do início do filme uma heroína, admirável pela paixão e perseverança. Isso, o longa cumpre com excelência. Meryl destaca-se pelas expressões comoventes que, aliadas às cenas deslumbrantes que remetem à época, tornam a obra uma ótima opção de entretenimento.

FICHA TÉCNICA

Título original: Florence Foster Jenkins

Diretor: Stephen Frears

Gênero: Biografia, Comédia, Drama

Duração: 110 minutos

País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Nota: 4/5

Camila Tebet

Jornalista, é apaixonada por cultura em todas as suas vertentes. Acredita no poder de transformação social e intelectual que as artes possuem e tenta, mesmo que aos poucos, democratizá-la.